terça-feira, 28 de maio de 2013

Ilustração de auto-retrato

Bom dia, galere!

Ontem eu parei para pensar: "Cara, se eu sou um ilustrador, por que que não tenho uma versão minha ilustrada? Isso me ajudaria muito a divulgar minha imagem nas redes sociais!"

E a resposta foi óbvia: "Vou fazer!" rs

Não sou especialista em caricaturas, mas tenho algumas noções que aprendi ao longo do tempo, conversando com outros profissionais da área, em cursos, tutoriais e afins.

Tem gente que pensa que é muito difícil fazer uma caricatura sem fugir do seu estilo próprio, mas eu não acredito nisso, inclusive, um bom exemplo são "Os Simpsons", que conseguem em diversos episódios representar ícones famosos sem perder traços característicos do desenho, bem como a cor amarela.

Eu pensei e resolvi colocar uma lista com minha linha de raciocínio, não sei se é a melhor maneira, mas fica aí para quem precisar de algum tipo de norte.

1. Identificando características do rosto


É meio óbvio mesmo, mas o primeiro passo é analisar todos os detalhes do rosto da pessoa ou foto. Geralmente reparo muito nos olhos, sobrancelhas, orelhas, nariz e boca, meio que o miolo da cara. Em segundo plano, reparo em partes mais periféricas, bem como orelhas, testa, queixo, mandíbula, cabelo e pescoço.


2. Formato da cabeça


Imagine em uma forma que se encaixe na cabeça da pessoa a ser caricaturada, se ela é mais comprida, achatada, larga, etc.

3. Expressão


Quando ainda não somos muito experientes, vale apelar para a expressão. Não que ela não seja importante para um profissional, mas é ela que acaba meio que te 'salvando' quando você ainda não pegou todas as manhãs da caricatura; ou seja, repare se a pessoa da foto está brava, triste, séria, feliz, até mesmo em que direção ela está olhando!

4. Exagere nas características


Tudo que for pequeno, deixe muito pequeno, tudo que for grande, super grande!

5. Mantenha seu estilo


Na prática, essa parte é bem difícil, mas uma forma é tentar encaixar seu estilo no acabamento: linha de contorno (se houver), na colorização, formato dos ombros e olhos, boca, nariz, etc, se houver já uma marca sua, aplique-a, mesmo que não siga a caricatura retradada.

Será que ajudei? rs Confiram abaixo o resultado da minha caricatura, toda desenvolvida no Adobe Illustrador, ou seja, tudo em vetor. Um grande abraço!

1. Rough (Esboço)
2. Final Art (Arte Final)

Confira também um post relacionado em que fiz uma caricatura do Lionel Messi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...