quinta-feira, 13 de março de 2014

Ilustração Princesa Peach, sexy e geek!

Fala galere! Demorei mas finalmente criei coragem para fazer um post sobre essa ilustração que teve uma repercussão ótima nas redes sociais e blogs, bem como Garotas Geeks.

Como poucos sabem, estou para estreiar uma loja virtual chamada Ilustra Geek (aliás, curte lá a página no Facebook, ok?) e fiz essa ilustração já pensando em uma aplicação para camisetas. Pesquisei bastante sobre princesas e fiquei super feliz quando vi que não havia muitas referências com a Peach em versão geek (achei minha brecha! Haha)!

Força na peruca e vamos lá, vou tentar explicar de forma bem detalhada o meu processo criativo e espero que isso ajude quem também é ou almeja ser um ilustrador (uma vida bem pobre e sofrida, diga-se de passagem).


Estudos e referências


Primeiro sempre penso na composição da ilustração que imaginei, nesse caso, era a princesa Peach versão geek como modelo de capa de revista. Sendo assim, pesquisei sobre poses sexys, elementos geeks e capas de revistas (suas chamadas, diagramações e distribuição de elementos). Abaixo fiz uma montagem resumida de algumas imagens de referências.



Esboço (Rough)


É nessa hora que ligo minha impressora laser, imprimo uma cópia da pesquisa e desço lá pra sala de jantar. Eu gosto de lá, tem luz boa e as cadeiras são mais macias, fora que está perto da geladeira! =)

Como atualmente trabalho em uma agência, com designers e ilustradores mega fodas, geralmente tento mostrar os esboços para eles. É extremamente importante praticar o desapego e, inclusive, aceitar críticas negativas sobre sua arte; quanto melhor você fizer isso, melhor ficará o resultado final, acredite! Hahaha
Olha aí a evolução da minha ideia.



Vetorização


Acho que a vetorização é, de fato, a etapa que mais irá interessar quem trabalha na área de ilustração. Depois de terminar o desenho no grafite, digitalizo a folha e utilizo o sotfware Adobe Illustrator CS5 (sim, estou desatualizado).

Gosto de fazer tudo bem separado, é chato no começo, mas depois você pega o jeito e irá agilizar muito o seu trampo. Após colocar o esboço em uma camada e deixá-lo na transparência multiplicar (multiply), transformo a camada em modelo com 60% de opacidade. Faço isso, pois, na hora de redesenhar a arte, ao dar o comando Ctrl + Y para ver apenas as linhas de contorno, o esboço não irá desaparecer, continuará ali lindão para você! Eu gosto também de criar no modelo, por baixo do esboço, uma forma de preenchimento cinza, assim consigo ver como os elementos brancos ficarão.

Logo após eu crio uma camada pai e sub-camadas, em que cada uma será uma parte do corpo, por isso organize-as pensando sempre no que ficará por cima ou por baixo. Por exemplo: A cabeça tem cabelo, que geralmente fica por trás do corpo, logo, a camada "Cabeça" ficará embaixo da camada "Corpo". Caso haja elementos que passem por cima do corpo, bem como fios de cabelo, eu insiro uma sub-camada dentro da camada "Corpo" e geralmente nomeio com algo que remeta a camada que pertece, como "[Cabeça] Fio de Cabelo".

A ferramenta que eu utilizo para redesenhar o esboço é a Caneta (Pen (Ctrl +P)). Conforme as formas vão sendo criadas, eu crio formas de preenchimento por baixo. Por isso é importante transformar a camada do esboço em modelo, assim você conseguirá visualizá-la mesmo com elementos por cima.

Abaixo algumas imagens do processo:



Estudo de Cores


Quando vetorizo, nem sempre tenho ideia total sobre a paleta e semântica das cores; por isso, faço alguns estudos de cores e vejo o que fica melhor. Lembrando que essa ilustração será estampada em camiseta. Abaixo alguns estudos:



Arte Final


Depois de decidir todas as cores, inseri alguns elementos para passar a ideia de uma capa de revista. Usei o mesmo tom das linhas de contorno e sem cor de preenchimento, justamente para não roubar o destaque da princesa Peach. Abaixo, a ilustração finalizada:



Na camiseta


Por fim, peguei a arte da camiseta, separei as cores e mandei para a impressão em silkscreen (serigrafia). O resultado você pode conferir abaixo:


As camisetas ainda não estão disponíveis para venda, mas seu fosse você, iria lá na página do Facebook da loja Ilustra Geek e já curtiria, assim você não perde quando a loja entrar no ar, ok? Como estou começando agora, fiz poucas quantidades, espero de coração que dê tudo certo! =)

Espero que tenham curtido o post e qualquer dúvida, me manda um e-mail (yuri.saluceste@gmail.com), comente no post ou manda um salve pela minha página no Facebook!

Um abração e até a próxima galere! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...